quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Paixão Nacional




Fascinante como o futebol é uma paixão nacional, há quem diga ‘Eu não curto futebol’, mas outros como eu acreditam que está no sangue do brasileiro. Podemos ver quando chega a Copa do Mundo e assistimos o Brasil na final. O país fica verde e amarelo (tudo bem que devemos ser patriotas, independente de futebol, mas inspira ver os jogadores brasileiros dando um show nos outros países) e os brasileiros se reúnem para torcer para a seleção com toda a força e coração.

Há até mesmo aqueles que adotam o futebol como estilo de vida, aqueles que se intitulam ‘Boleiros’. Tem estilo de vestir forma de falar e até mesmo gírias que já dá pra identificar quem segue esse modo de ser. A expressão ‘Fera’ é um clássico, usada para se dirigir a outro jogador.

Veja algumas expressões clássicas de campo:

* O time sou eu e mais quem?
* Botei onde a coruja dorme
* Pode deixar que eu deito.
* No meu time só joga 10
* Parece que o campo ta pequeno pra você hein fera?! - Se o cara sai com bola e tudo do campo
* Põe ela no braço e leva pra casa (Jogador que não toca a bola – ou barbante)

Embora curta muito acompanhar os jogos, tabelas e campeonatos nacionais, acredito que a melhor sensação é quando vc está em campo, fazendo parte daquilo.
Chega a ser engraçado o quanto as pessoas mudam ao jogar bola, surge uma tensão fora do comum, parece que muitos se transformam; desta forma, surgem palavrões, discussões mesmo que seja apenas uma pelada, estamos sujeitos a isso. Como disse, está no coração do brasileiro, ele luta por aquilo, mesmo que não tenha valor algum. Importante é lembrar, o que acontece em campo, fica em campo, não deve ser levado para fora, para não haver perda de amizades.

O que mais curto no futebol é o nível de dificuldade que ele exige do atleta. Trabalha com a habilidade dos pés, sendo que a maioria dos esportes exige um conjunto, e usa na maioria das vezes os pés somente para correr e/ou saltar. Sendo que as mãos não devem ser usadas em momento algum, a não ser pelo goleiro, claro.

A emoção de jogar bola parece única, pois a 'energia' oferecida pelos torcedores, pelo seu time, é realmente algo muito especial; você percebe o quanto eles acreditam em você o que torna tudo aquilo realmente motivador.

Infelizmente, no Brasil atualmente, há pouca credibilidade e investimento em outros esportes que não seja o futebol, até mesmo no futebol feminino que tanto tem se destacado nos últimos anos. Vamos torcer para que essa realidade mude e é claro continuar torcendo pra nossa Seleção  =D



Nenhum comentário:

Postar um comentário